Zero
Horta orgânica

Deixe de comprar comida orgânica se quiser salvar o planeta

Consumir ‘orgânico’ não faz de você amigo do meio ambiente: é uma ameaça para as florestas tropicais.

Não poucos rótulos de produtos orgânicos (aqueles cujos produtores garantem não ter sido tratados com nenhum tipo de pesticida que não seja natural, que foram cultivados respeitando os ciclos próprios da natureza e não foram modificados geneticamente) prometem não apenas um sabor autêntico, mas que ao escolhê-los você contribuirá para preservar a natureza. Na Espanha, 36% das pessoas que consomem produtos orgânicos o fazem movidos por motivos ambientais, segundo uma pesquisa de 2014 do Ministério da Agricultura. Se você é dos que acreditam que ao comprar estes alimentos contribui para salvar o planeta, poderia estar incorrendo em um erro: um artigo recente publicado na New Scientist afirma que é um tipo de agricultura menos eficiente, com a qual não se reduzem as emissões de CO2 e que, além disso seus produtos não são necessariamente mais saudáveis.

https://brasil.elpais.com/brasil/2016/12/15/ciencia/1481801597_706486.html

Vale muito a pena ler este artigo por completo, uma vez que mesmo que alguns argumentos tais como, o orgânico produz em menor quantidade, logo haverá necessidade de desmatamento. Eu particularmente penso que quanto mais pura for a gasolina mais o carro roda e neste comparativo eu argumento que alimentos orgânicos são mais puros e saciam mais e porque não pensar que o homem viveu até o século passado cultivando sem o uso dos pesticidas. Hoje o ser humano vive mais mas sobre sua qualidade de vida todos sabemos que diminuiu e muito pois são raros os casos que um idoso não precisa de remédios.

Agora este mesmo Jornal um ano antes havia publicado o seguinte texto:

Se você compra comida orgânica, isto é o que você precisa saber.

Além de estarem na moda, os cultivos fazem bem à saúde dos agricultores e dos solos.

Por trás da popularidade contida em todos os produtos orgânicos à disposição nos mercados da América Latina, existe um exército de agricultores que lutam para ter o trabalho reconhecido. São quase 10.200 no Brasil e 319.500 em toda a região, números que aumentam a cada ano, embora ainda haja poucas terras dedicadas a esse tipo de cultivo. Só 1,1% delas são dedicadas aos orgânicos, segundo o Instituto de Pesquisa sobre Agricultura Orgânica (FIBL, na sigla em alemão).

https://brasil.elpais.com/brasil/2015/12/18/politica/1450467485_928256.html

Sendo assim, eu concluo que alimentos orgânicos sempre serão superiores, além de não contaminarem os nossos mananciais, dentro tantos outros benefícios, mas deixo aqui uma pergunta final para que o caro leitor reflita:

Alimentos e veneno combinam?

Mateus Cheles

Gestor Vila Verde Insumos Agroecológicos

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.

0

TOPO

X
Open chat
1
Precisando de ajuda?
Olá, Precisando de ajuda?